O Evolucionista Voador - Costa
![]() |
Clique na imagem para ler uma amostra em PDF |
- O Evolucionista Voador é um livro de publicação independente escrito por Felipe A. P. L. Costa, autor de diversos artigos jornalísticos de divulgação científica e pesquisador independe de instituições de ensino, ele pode ser mais facilmente encontrado aqui.
- O livro é constituído de 15 capítulos, alguns publicados previamente em outros lugares, voltados para a história da ciência. Os primeiros 14 capítulos falam sobre cientistas e o último é um comentário sobre dicionários de biografia científica.
- Em ordem, os autores tratados são: Wallace; Bates; Curie; Price; Maynard Smith; Mayr; Keeling; Southwood; Miller; Harper; Williams; Margulis; Crow; e Woese. Todos pedras angulares de seus campos, alguns mais conhecidos que outros.
- Destaquei diversos pontos ao longo do livro que chamaram minha atenção:
- A divisão biogeográfica segundo Wallace;
- Uma representação da seleção natural utilizando um funil como metáfora para as pressões seletivas e bolas de tamanhos variados como metáfora para os organismos com suas variações;
- Mais uma confirmação de que não houve jogo sujo entre Darwin e Wallace;
- Explicações claras sobre o mimetismo Batesiano e Mülleriano;
- A tocante história da vida de George Price, até então desconhecida por mim;
- Uma explicação clara sobre as especiações alopátrica, simpátrica e parapátrica;
- A explicação mais aprofundada do famoso experimento de Miller, que vi tantas vezes de maneira superficial durante a escola e a graduação;
- Uma breve história da formulação da teoria sintética da evolução;
- Uma tabela de cronologia de diversos cientistas;
- Uma explanação dos diversos tipos de seleção de grupo;
- Medicina darwiniana ou evolucionista;
- Nas notas encontramos explicações magistrais para os conceitos de evolução, darwinismo e seleção natural;
- Uma bibliografia extensiva e muito bem trabalhada e justificada ao longo da obra;
- O livro brilha como obra de divulgação científica assim como uma compilação de breves biografias para pesquisadores da história da ciência. O autor narra a história dos cientistas e aproveita suas contribuições, hoje cristalizadas na ciência, para explicar conceitos científicos dos mais básicos aos mais complexos.
- Outro ponto importante é a preocupação do autor com o leitor brasileiro, algo que nunca vi antes, sempre buscando as traduções para o português das obras comentadas, assim como comentando quando as traduções são duvidosas.
- É notável a clareza com a qual Costa explica os mais diversos conceitos, indo de fórmulas matemáticas complexas que suportam teorias evolucionistas a explicação da composição do DNA, transparecendo o profundo entendimento fruto de uma grande pesquisa feita pelo autor em diversos campos da biologia.
- Em futuras edições gostaria de ver um capítulo sobre Patterson.
- Em 16/2: nos comentários abaixo, o autor divulgou uma primeira errata; quem possui o livro pode conferir e anotar as correções.
Li o livro em praticamente um dia. Leitura contagiante que ensina um pouco de alguns importantes conceitos de forma inteligente. Não somente o li, como indico a todos os meus alunos. Alguns dos melhores, entre os alunos, ganham um para levarem de recordação e continuar a aprender, ou melhor, não esquecer o que é importante.
ResponderExcluirParabéns por manter essa tradição! Eu mesmo ganhei o meu exemplar de presente da minha orientadora.
ExcluirO trabalho reflete a empolgação e determinação de seu autor, que foi aluno brilhante, tanto quanto hoje é professor. Trata a disciplina como a própria Vida, aproximando a Ciência do dia-a-dia, e tornando-a acessível e saborosa.
ResponderExcluirCapoeira Mestre Polêmico - Professor João Couto Teixeira.
Exatamente!
ExcluirAos amigos e colegas leitores d’O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna (2017), aproveito a oportunidade e o espaço generoso (em mais de um sentido) para registrar aqui duas correções, a saber:
ResponderExcluirPRIMEIRA: p. 28, sétima linha, onde se lê
O C-12 é um exemplo de isótopo estável, mas não o C-13 ou o C-14.
leia-se
O C-12 e o C-13 são exemplos de isótopos estáveis, mas não o C-14.
Em tempo: na tabela 3.1, na mesma página, o carbono já é corretamente citado como um dos elementos que possuem dois isótopos estáveis.
SEGUNDA: p. 117, última linha, onde se lê
[…] 1 Pg – lê-se picograma – equivale [...]
leia-se
[…] 1 Pg – lê-se petagrama – equivale [...]
Agradeço a Clécio Klitzke (p. 28), Lúcio Campos (p. 117) e Ernesto von Rückert (idem) pelos alertas.
Obrigado pela correção Felipe, farei as notas no meu exemplar. O post já está editado para que as pessoas saibam das correçoes aqui no comentário.
Excluir