Martinses e Aristóteles.

A teoria aristotélica da respiração - Roberto de Andrade Martins. CFHC, 1990.

  • Estudo fisiológico baseado na necessidade de função das partes. Um pouco teleológico, mas não diferente do que se faz hoje.
  • [FALTA PG 168] Outros filósofos não se preocupavam sistematicamente com as causas finais, o propósito das partes naturais.
  • Respiração como refrigeração para controle do calor vital nos animais sanguíneos. O órgão de resfriamento é pulmão.
  • Todos os seres vivos, inclusive as plantas, possuem calor conforme evidenciado pela alimentação e dihestão.
  • A alma é a causa formal e controla a nutrição, sensações e origina o movimento. Está localizada no coração onde origina-se o calor.
  • Aristóteles acreditava no equilíbrio e no caminho do meio, aplicado também a temperatura.
  • Resfriamento também pelo cérebro, respiração aérea ou aquática ou pelo pneuma [???].
  • Faz uso do conhecimento popular tbm
  • Critica a teoria de respiração de alguns pré-socráticos.
  • Platão: "o coração é a fonte das emoções e está associado ao calor e ao fogo; os pulmões, que envolvem o coração, servem para resfriá-lo e amortecer seus saltos. 178" Aristóteles discorda frente as evidências que observou.
  • Os graus de perfeição segundo o calor vital são, para martins, uma característica semiquantitativa que distingue o trabalho de aristóteles de ser puramente qualitatibvo


Aristóteles e a geração espontânea - Lilian A. C. Pereira Martins. CHFC, 1990.

  • Alguns animais e plantas surgiriam por geração espontânea. Isso também aparece em Teofrasto.
  • Os que se reproduzem espontaneamente eram a classe menos perfeita em sua classificação.
  • Pneuma: "algo uw se encontra em todos os eres vivos no coração, no sangue e na 'substância' quente que faz o semen ser generativo. Ele é o elemento intermediário entre o corpo e alma e não a alma propriamente dita 217". É material, aálogo ao éter e contém o calor vital.
  • Sobre as causas:
    • A causa final mais distante da vida é a perfeição Como a alma é melhor do que o corpo, os seres vivos são melhores do que os inanimados e essa é a causa final da vida. Além disso, as coisas eternas são melhores od que as não eternas; mas os seres terrestres não são eternos individualmente; porém, as espécies são eternas, graças a reprodução. Essa é portanto, a causa final da reprodução: a eternização da espécie.
    • A causa material é a matéria a partir da qual o ser vivo nascer. Nos animais sexuados, a matéria é proporcionada pela fêmea. O macho é a causa eficiente, é aquilo que transmite, através do sêmen, a atividade que dar forma a matéria. O sêmen contém, potencialmente, a alma do animal -  que determinará a sua natureza e que será sua causa formal. 21
  • Só ha ger. espont. na presença do pneuma que pode vir do sol ou outro ser em decomposição. A água também contém pneuma que contém calor vital. Ha portanto, um princípio material e alma.
  • Putrefação é a destruição do calor interno pelo externo que faz com que a umidade vire secura.
  • Não interpretou reprodução em alguns dos testáceos.
  • Há pouco efetivamente quanto a geração espontânea.
  • Faz uma defesa de Aristóteles no final. Exemplo interessante sobre um "cientista selvagem" (meu termo) e sua comparação com aristóteles. [Sem mais pesquisa profunda, portanto sendo leviano, devo discordar por achar que a filosofia de aristóteles precede sim sobre a observação.]
  • Explicaa respiração por água e por ar.
  • Martins Utiliza sua abordagem axiológica não proibitiva para analisar a metodologia aristotélica. Raciocínio por meio de generalizações (silogiasmos) sem lastro aparente. Não é constante no nível de detalhes que dá a cada tópico. Falta de mensurações quantitativasd mais rigorosas.Realizou experimentos. Problemas de ambiguidade em certos conceitos, como a palavra "quente". Primeiro a fazer uma busca sistemática quanto as causas finais das coisas, unificando suas observações. Não ignora seus antecessores, mas n examina teorias alternativas as suas proprias. Não saber se algo e relato ou observação tem conseqwuencias históricas de prestigio e autoriado em relação as afirmações propostas. Não há erros em tenter generalizar, embora as generalizações posam swer incorretas. Martins acredita que se Aristóteles tivesse um igual ou se tivesse tido mais tempo seus erros seriam corrigidos, na qualidade de pioneiro isso seria impossível.

 A scala naturæ de Aristóteles no tratado De Generatione Animalium - Fabiana Vieira Ariza e Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. FHB, 2010.

  •  Fontes: relatos e observações diretas e generalizações. Evidências mais importantes que racionalização abstrata.
  • Apresentou diversas características, segundo diferentes critérios, que juntavam ou distinguiam diferentes animais.
  • Buscava a essência.
  • Quatro causas.
  • Homem provê a causa eficiente [e talvez formal?] e a mulher a causa material.
  • Alma era importante na diferenciação do vivo e não vivo.
  • Quatro elementos e qualidades compunham tudo, inclusive os organismos. Quente e úmido acima de frio e seco determinavam a escala de perfeição dos organismos e seu modo de reprodução.
  • Classificação 'baseada no calor vital como um parâmetro de superioridade". O homem estaria no topo dessa scala naturae.
  • '[...] os animais eram hierarquizados numa scala naturæ segundo o grau de desenvolvimento atingido pela sua descendência no momento da expulsão do corpo da mãe. Isso dependia do grau de seu calor vital, uma vez que para o ele, o calor correspondia ao principal agente na produção de mudança, inclusive no mundo orgânico. Assim, ele concluiu ser esse o agente essencial de todo o processo de desenvolvimento" (29)
  • Víviparos mais perfeitos, seguido de ovíparto terrestres > ovíparos marinhos > ovovivíparos [questionável] > ovíparos imperfeitos > scolex (mais frio, deve se transformar em algo parecido com um ovo) > geração espontanea
  • A scala naturae está presente em aristóteles, há um critério de perfeição em sua classificação baseando se em sua composição elementar, reprodução que estão relacionadas a presença de calor vital.
  • A escala é fixa, portanto eterna e imutável tal qual a essencia (eidos) das spps, a reprodução garantia a eternização das spps para além dos indivíduos. 
  • A causa final era a perfeição.

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