Curso estranha historia - CC e religião.

 Reformas e revoluções

Estão conectadas.

Retorno às escrituras e à naturea; leitura lçiteral da bioblia e da natureza; novo lugar da religião e da cc.

Bacon - "pai" da cc ou do meotod cientifico, indutivismo e empirismo; grandes volumes de informação para derivar as leis.

Grande restauração do conhecimento: derivado da restauração do tempo de salomão

Novum organum - nova logica contra aristoteles

Avançar pelas colunas de hercules, futuro aberto contra o passado fechado; Versiculo biblico de daniel sobre as viagens e aumento da cc

Cultura de comentários de seletos autores antigos, raramente se lia os originais. No 17 há o desejo de voltar as fontes.

Bacon: critica aos comentaristas dos estudantes da natueza. Nós podemos ler a natureza nós mesmos. Sola scrpitura, sola natura, ad fontes.

REFORMASORES: Contra o alegorismo (próprio dos bestiários), leitura literal do livro da natureza/ teologia difrente da filosofia.

Ascese intramundana, nova função para a cientica, projetoc oletivo


Bruno e a inquisição

 Excomungado das igrejas católicas, calvinista e luterana.

Era mestre da memória. Ensinava mnemotécnica.

Cosmologia: Era copernicano, ou seja, heliocentrista.

Era infinito temporal, espacialmente. Pluraridade de mundos com vida diversa inclusive.

Considerava matemática como inferior a filosofia natural, uma ferramenta não uma descrição.

Chegou a suas ideias por deduções não observação.

Filosofia da cosmologia de Bruno

    Infinitude e onipotência. Se deus é infinito sua criação deve ser infinito.

    Transmigração e outros mundos: As almas devem migrar entre mundos. Migração de acordo com o comportamento em vida.

    Alma do mundo e a trindade: As rochas, os planetas e o universo teriam almas que podem absorver outras. Espírito santo é a alma do mundo, gera problemas com a contepção tríplice do espírito santo.

Racionalista. Impossibilidade de observação da infinitude pelos sentidos.

O passado era uma fonte de certeza. Passado como autoridade. Chamava-se de ptagorico e não de copernicano.

54 denúncias de heresias diversas.

Por falta de testemunhos coerentes não pode ser executado. Censores estudaram sua obra e chegaram a 10 acusações. Negou todas exceto duas (mundo e almas). Pluraridade de mundos e concepção de alma foram os maiores prblemas.

Martir da cc ou herege? Ciência vs religião? Não era um cientista, era um filósofo.


Galileu

Existe um sistema astronômico, a posição dos planetas não são intercambiáveis.

Galileu se opõe ao sistema aristotelico-ptolomaico (dicotomia céu-terra; sete esferas celestes; 4 elementos mais um). Terra (imperfeita, corruptível) em direção ao centro do universo e fogo acima de tudo, esfera celeste composto de éter (movimento circular, eterno e oerfeuti).

Sistema copernicano mata a dicotomia céu e terra e os elementos. Contudo explica o movimento dos astros mas não os outros fenomenos naturais que as ideias de aristóteles explicavam, inclusive arrefecimento do brilho dos planetas.

Obsevações da lua e do sol mostram que elas não são perfeitas. Além disso descobre as luas de júpiter. Várias observações corroboravam o sistema copernicano.

Respostas as criticas religiosas: a fé não estaria envolvida. Aprofunda a cisão teologia e filosofia natural.

Principio da acomodação: a biblia não serve para filosofia natural, é escrita de modo simples e verbacular. Faz uma leitura copernicana de josué.

Primeiros atritos em 1615-6. Desobedece a advertência informal em 1632 e da se inicio ao seu processo inquisitorial em 1633. 

Dizer que é cc vs religião Perde a dimensão dos arguemtnso cc do lado contrário de galileu e dos argumentos católicos a seu favor. Pode ser cc vs cc ou reli vs reli, depende da crença de quem conta a historia.


Iluminismo e religiçao

Século das luzes e século de Newton muito estreitamente relacionados.

Filo natural não é ciência tal qual conhecemos hoje.

Método newtoniano sangrou em todas as atividades eruditas do século 18. Newton era quase uma deidade. Na frança chamavam de espírito geométrico.

Spinoza propos uma leitura natural da biblio e Kant propos a religião natural.

Spinoza trabalhava como fabricador de lentes. Defende a tolerancia religiosa para a politica. A religião que de fato importa é a religião natural que é essencial e imutável e ela seria necessária para um melhor convivencia politica. Para provar isso ele le a biblia como livro de maneira natural. Deus seria melhor conhecido pelas coisas naturais, pelo que conhecemos, não pelos mistérios.

Kant era professor de filosofia natural, inclusive pesquisava e publicava sobre diversos assuntos. Religião racional circunscrita nas religiões mundiais. Religião pelo imperativo categórico (decisão de fazer o que é certo sem depender de nada mais).

Há portanto uma redução antropologica da religião e uma interpretação historic-critica da biblia. Rearticula razão e fé, não nega uma ou outra.


Darwin

Teologia natural: analogia com o relojoeiro de Paley (1802). Base mais firme entre os diversos cristianismos, da biblia (sujeita a cr´tica agr) e forte frente a crise eclisática, além de trazer o prestígio da filosofia natural (ha uma legitimação mutua).

História natural: coleção de fatos da natureza. A história natural também vai se tornar mais filosófica, com o surgimento de torias para explicar os fatos da natureza.

SN: variação e hereditariedade, seleção natural e especiação.

Incompatibilidades: Acaso vs planejamento; Impiedade vs amor; símio vs imagem de Deus; História natural vs Genesis; Progresso vs Queda.

Seculirazação da Ciência: Emancipação e profissionalização da ciência, não mais filosofia natural. Ocupação de cargos clericais (anticlericalismo pratico). Cientista vira uma profissão. A. D. White e outros cria uma guerra desde o inicio dos tempos como retórica para defender a ciência.


CC e fundamentalismo no século XX

Modernismo vs fundamentalismo na década de 20

Modernismo: Adaptação do cristianismo a cultura moderna, leitura cc da natureza e da bíblia (alta critica), cc para fatos e religiaão para valores; fundamentada em ética

Fundamentalismo: reação ao modernismo; defesa dos fundamentos; contra a ciencia falsa; visão baconiana ou newtoniana da cc (sem especulação, antievolucionista).

evolucionismo é difunsdido no ensino na reforma do ensino publico americano. Visão que a evolução é imoral e não civilzada levando a leis antievolucionistas. Guerra cultural.

Caso scopes: principal discussão é o literalismo biblico. Os fundamentalistas eram vistos como caipiras ignorantes pelos evolucionistas. Mas não é um caso de versus tão claro, há tentativas de concliliação entre os dois.

Depois há a institucionalçização do criacionismo e um segundo embate após a decada de 50. O criacionsimo é importado para o brasil.


Territórios de cc e religião

Historicidade: as ideias de cc e religião são históricas, elas mudam.  Não são essencias mas processos históricos construidos.

Complexidade: 

Contextualismo: Não devemos ser whig.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Evolucionista Voador - Costa

Brown Sequard

TS - Jia Ye (2021)