Descartes

 Vida e Obra - Denis Lerrer Rosenfield

  • Ruptura com a filosofia escolástica tomista-aristotélica; pensamento crítico e a leitura do livro do mundo.
  • No discurso propõe igualdade sexual.
  • Razão distinta de alma, leva a prova da dualidade corpo alma.
  • Ia contra Hobbes.
  • O Discurso é um livro guia para seguir sua filosofia.
  • Entrou no index por contrariar a igreja.
    O bom senso ou a razão
  • Todos são dotados da razão igualmente, mas a plicam segundo sua opiniões moldadas culturalmente mas que podem impossibilitar o uso da razão. Daí a criação de um método universal.
    Reforma do pensamento
  • Questionamento em passos.
  • Generalização do individual por meio do racional.
    Regras do método
  • Não aceitar nada como verdade sem antes passar pelo crivo da razão;
  • Tudo que é complexo deve ser divido até ficar simples;
  • As divisões devem ser ordenadas para que o complexo possa ser remontado.
  • Deve ser continuamente revisado por todos que o utilizam.
    A moral provisória
  • Seguir as leis do país provisoriamente
  • Retidão das ações
  • Primeiro muda-se a mente depois o mundo
  • Verdade, felicidade e liberdade intimamente relacionadas.
    Penso, logo existo
  • O conhecimento a partir dos sentidos é enganoso > só a imaginação cria objetos de fundamentação real > dúvida sobre todos os conhecimentos > Mas não se pode duvidar da dúvida > duvidar é um ato de pensamento > logo, cognito ergo sum.
    Deus
  • Imperfeição é a falta de algo > ideia racional (não empírico)
  • Perfeição é uma ideia inata > Deve vir de um ser perfeito
    Homem-máquina
  • Mecanismo biológico
    Bem-estar
  • Coletivismo somado a divisão do trabalho > avanço do conhecimento > maior acesso do público e aumento do bem-estar social.
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Primeira parte [Considerações a respeito das ciências]

Geral: Viajou para conhecer melhor a verdade para além do que repetiam as filosofias conflitantes, contanto a razão pragmática também chega a muitas cocnlusões diversas. As viagens serviram mais para o abandon de preconceitos que atravancavam o uso da razão, mas o verdadeiro avanço veio a partir de uma auto análise.
  • Razão ou bom senso comum a todos os homemntes, conutod é aplicada de  maneira diferente pois cada um considera coisas diferentes.
    • Pretende apenas apresentar seu método, não professá-lo. "Os que se metem a dar preceitos devem se julgar mais hábeis que aqueles as quem os dão; e se falham na menor coisa, merecem ser criticados." 39
    • "a leitura de bons livros é como uma conversação com os melhores homens dos séculos passados" 40-1 > "mas quando se emprega tempo demais em viajar, acaba-se por virar estrangeiro no próprio país; e, quando se é muito curioso por coisas que se prarticavam nos séculos passados, fica-se geralmente muito ignorante das qie se praticam neste" 42
  • Poesia e raciocíno mais "espírito' que estudo.
  • Filosofia não leva a nada se não a dúvida, se grandes mentes chegam a verdades diferentes tudo que é apenas verosspimil deve ser considerado falso;
  • Se a filo fundamenta as ccs elas herdam suas insuficiencias
  • [no XVII já haviam desconfiança de mágicos charlatães p. 44]
  • Viajar para ver como várias pessoas lidam praticamente com os conflitos da vida. Não derivar resoluções de escolástica especulativa que precisa de muito pensamento para chegar a verossimilhança;
  • Não se deve ficar preso aos cosutmes, eles nublam a razãio.
  • Auto-análise faz mais do que viajar.
Segunda parte  [Regras do método]

[GERAL] Afirma que o trabalho feito por um só desde o início costuma ser melhor do que aqueles feitos em equipe ou q e continuam a partir de obras já começadas, isso vale tanto para as artes práticas quanto para a filosofia e justifica porque é melhor buscar outro metodo do que reformar todo o conhecimento. Chega a 4 princícos: 1) Não aceitar nada que não seja verdadeiro; 2) Dividir assuntos compexos em tantas partes simples quanto necessário; 3) Ordenar os conhecimentos dos mais dundamentais ao mais elevados; 4) fazer cconstates revisões para não omitirou esquecer. Assim é possível chegar racionalmente a qualquer verdade.
  • Trabalho executado por uma pessoa é melhor.
  • Construir um novo métodio é mais fácil e efetivo do que tyentar retrabalhar a filosofia antiga. O mesmo se aplica a colcha de ratalhos das ccs e da religião, de modo que são dispensados pela busca de princípios mais racionais.
  • "[...] é bem mais o costume e o exemplo queb os persuadem do que qualquer conhecimenrto, certo e que no etnanot a pliralidade das ozes não é uma prova que valha para as verdades um pouco difíceis de descobrir, ´...]". 52
  • Melhor poucas regras aplicáveis do que muitas esquecíveis.
    • Não aceitar o que não for verdadeiro
    • Dividir o complexo. Ordenar os conhecimentos dos mais simples ao mais complexos.
    • Revisar para não esquecer
  • Se seguirmos o método não há verdade que não possa ser atendida por uma sequência de encadeamenos emocionais como fazem os geometras.
  • Todos são capazes de atingir a verdade > Libertação intelectual
  • Descartes decidiu se "purificar" intelectualmente antes de aplicar o método as ccs.
Terceira Parte [Moral derivada do método]

[GERAL] Moral provisória: 1) Seguir a lei e costumes dos mais sentasos entre seu convívio (caminho do meio); 2) Retidão nas ações. Agir segundo as melhores informações e inerpreções disponíveis; 3) Divórcio entre o desejo e  ser. reconhecer a impossbilidade das coisas e contentar-se com o que se tem. 4) Seguir o método para chegar às verdades.
Saiu em viagem para ouvir diversos pontos de vista e escrutinar sua crenças processo que sempre dá frutas. Também fez usos mais prático do método na filosofia natural.
  • Caminho do meio
  • Seguir a lei e costumes dos mais sensatos entre seu convívio
  • "prestar atenção mais ao que praticavam que ao que diziam" 60
  • Retidão nas ações
  • "quando não está em nosso poder doscernir as mais verdadeiras opniões, devemos seguir as mais prováveis".
  • Divórcio entre os desejos e a realidade. Descobrir a vdd seguindo o método
  • O ato de escrutinar uma crença nunce é estéril. Mesmo que se prove falsa é possível retirar algo dos pensamentos necessários para chegar o estágio.
Quarta Parte [Prova da existência de Deus]

GERAL: O ser humano é imperfeito, pois possui características imperfeitas contudo ele também é capaz de imaginar coisas perfeitas sabendo que o mais perfeito não pode surgir do menos perfeito. Conclui-se queuma figura perfeita (Deus) colcou essas ideias em nossa mente.
  • Tudo é falso a priori.
  • Para que haja dúvida é necessário um sujeito que a possua. Assim: penso logo existo.
  • Eassência do ser = pensar. 
  • É possível ser sem necessidade material > estabelece a suavidade alma/corpo.
  • Inatismo da perfeição. O mais perfeito não pode surgir do menos perfeito. Logo a perfeição inata deve vir de deus.
  • Empirismo é insuficiente para atingir deus
Quinta parte [Mecanicismo]

GERAL: Expõe uma cosmogonia. 
O corpo dos animais e do homem pode ser descrito mecanicamente.
Teoria calorífera da circulação. Sanguínea tambem corroborada mecanicamente. O corpo seria uma máquina divina.
A alma racional é o que faz do homem homem, máquinas we animais rem funções próprias que não são capazes de poder generalizar nem são capazes de se comunicar.
A alma racional é intimamente ligada ao corpo é imaterial e imortal.
  • Animais não possuem alma racional. Por isso são equivalente a autômatos.
  • teoria calorífica da circulação
  • Assim no corpo, como na máquina
Sexta parte [desdobramentos]

GERAL: Buscou filo prática em oposição a especulativa . Espera que as descobertas soem ao restante do conhecimento humano, a ser aumentado coletivamente.
Sobre exps: 1) encontrar as primeiras causas racionalmente (por deus); 2) os efeitos das causas; 3) aplicar a dedução quando necessário.
Busca da vdd, não brigas mesquinhas ou repetições cegas dos antigos.
Afirma, entretanto, que seu trabalho é apenas uma síntese do senso comum.
  • Filo prática melhor que especulativa
  • Saúde, espírito e sabedoria são intimamente ligados.
  • Não pretendia ser a ultima palavra, mas a peça de uma construção coletiva multi-geracional.
  • Quanto as experiências: 1) encontrar princípios ou primeras causas por meio de deus racionalmente. 2)os primeiros efeitos dessas causas 3)chega a causa das coisas gradativamente.
  • [já alerta contra fake news]
  • Critica os escolásticos e a filosofia dos antigos.


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